Prefeito Junior Marão recebeu mapeamento de risco dos pontos críticos da cidade do secretário da Casa Militar
Fábio Ferreira
Durante sua participação no IX Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário Estadual da Casa Militar e coordenador chefe da Defesa Civil do Estado, entregou ao prefeito Junior Marão um estudo com um mapeamento sobre áreas de riscos em Votuporanga. A prefeita Rosa Caldeira, de Valentim Gentil, também recebeu a setorização das mãos do secretário.
O mapeamento é feito através do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que enviou ao município técnicos e engenheiros para apontar pontos críticos da cidade sujeitos a escorregamento de terras e inundações. O coronel explicou que o efeito do estudo é preventivo.
“A formação geológica de Votuporanga não é muito acidentada,e isso é uma característica que a livra da preocupação quanto a escorregamento de terras. Quanto a pontos de inundação existe um risco médio em algumas áreas, mas a situação é tranquila e isto está longe de ser um problema. O mais importante é que a cidade passa a ter estas informações para, em caso de alerta, as pessoas que moram próximas a estas áreas sejam avisadas”, avaliou.
Mais cedo, em sua palestra que abriu o evento na manhã de ontem, o coronel enfatizou a importância de fazer um trabalho de redução de riscos de desastres, tanto naturais como de violência urbana. “Desastres naturais infelizmente acontecem. Temos de conviver com isso e estar preparados para a preservação da vida. Isso começa na escola, orientando as crianças”, declarou.