Marcos (foto) disse que existem três tipos de acidentes de trabalho, como o típico, de trajeto e doença ocupacional
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Conseg Centro (Conselho Municipal de Segurança) de Votuporanga realizou na noite de quarta-feira mais uma reunião mensal. O tema abordado durante o encontro foi Segurança do Trabalho, com a palestra do técnico de Segurança do Trabalho Marcos Pelaio.
Marcos disse que existem três tipos de acidentes de trabalho, como o típico, de trajeto e doença ocupacional. “Podemos destacar algumas possíveis causas destes acidentes, como quando há alguma falta de atenção do funcionário, é chamado de ato abaixo do padrão. Também temos a condição insegura, onde o local não está apropriado para o serviço ser realizado com segurança. Também temos o fator pessoa de segurança, quando problemas pessoais afetam psicologicamente o trabalhador, fazendo com que se distraia e aconteça algum acidente”, disse.
O técnico de segurança do trabalho também apresentou alguns números de acidentes, referentes ao ano de 2013. “Trouxe dados deste ano, pois ainda não saíram os do ano passado, mas aqui podemos ver que no estado de São Paulo foram 248.928 acidentes de trabalho, sendo o estado com maior número de problemas assim”, contou.
Já a nível nacional, em 2013 foram 717.911 acidentes de trabalho, com 2.797 óbitos. “Se fizermos uma conta rápida, são 1.967 acidentes por dia no país, 246 por hora e 4 acidentes de trabalho por minuto”, disse.
Marcos também apresentou alguns equipamentos de segurança do trabalhador e depoimentos de pessoas que foram salvas, graças ao uso desses equipamentos.