Levantamento feito com todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros tem base em mais de 500 indicadores
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga é considera da a 37ª cidade em responsabilidade social, do grupo dos municípios de médio porte, de acordo com a pesquisa As Melhores Cidades do Brasil 2015, publicado por Istoé em parceria com a consultoria Austin Ratings.
Neste mesmo ranking, Fernandópolis ficou com a primeira posição e mais o 39º lugar em atenção jovem.
São José do Rio Preto, que faz parte do grupo de cidades de grande porte, é citado em diversos indicadores: 30° em indicadores fiscais gerais; 18° em capacidade de arrecadação; 42° em execução do orçamento; 50° em padrão de vida; 12° em indicadores gerais sociais; 12° em educação; 44° em saúde; 45° em habitação; 22° em responsabilidade social; 13° em atenção jovem; 38° em indicadores digitais gerais; 39° em mobilidade digital; e 35° em acesso digital ao conhecimento.
Cidades como Jales e Santa Fé do Sul não conseguiram pontuação para estar entre as 50 melhores apontadas na pesquisa.
O levantamento inédito, que envolveu os 5,565 municípios brasileiros, foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em São Paulo na noite da quinta-feira, dia 17, e reuniu uma miríade de prefeitos, empresários, políticos e autoridades de todo o país. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD).
Entenda o Índice
de Inclusão Social e Digital
Ao longo das últimas duas décadas, o Brasil experimentou crescimento econômico sobre um contexto de estabilidade monetária e maior austeridade fiscal na esfera municipal. Esta condição proporcionou às cidades atrair investimentos e implantar ações e projetos com foco à inclusão social e digital. Essa dinâmica contempla a tendência de crescimento sustentável no futuro e, consequentemente, maior será o processo de humanização permitindo que o País atinja melhores e contínuas condições de desenvolvimento socioeconômico.
Atento a este momento histórico pelo qual passa o Brasil, a parceria entre Editora Três e Austin Rating surge com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios do País. Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu indicador próprio chamado de IISD - Índice de Inclusão Social e Digital , que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital, que permitem hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
Critérios de avaliação
As informações dos 212 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas em fontes primárias como, por exemplo, IBGE, STN, Datasus, Denatran, entre outras.
Apesar de existir atualmente 5.570 municípios no Brasil, a amostra contemplou 5.565 cidades (ou 99,91%), pois cinco municípios foram emancipados a partir de 1º de janeiro de 2013, portanto, não há massa crítica de indicadores suficientes para compará-los aos demais.