A categoria está revoltada com a proposta de aumento salarial feita pela Federação Nacional dos Bancos
Da Redação
O Sindicato dos Bancários de Votuporanga e Região realiza na manhã de hoje uma assembleia para definir os detalhes da greve da categoria. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Votuporanga, Harley Visoná, a paralisação está marcada para começar ainda hoje em algumas agências da cidade e não tem prazo para acabar.
“A categoria está revoltada com a proposta de aumento salarial feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 5,5% e abono de R$ 2.500,00 a cada trabalhador”.
A proposta pedida pelos bancários foi de 16%, nova distribuição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fim das demissões, mais segurança no emprego e benefícios como vale-refeição de R$ 788,00, entre outras medidas.
Ainda segundo o presidente, “o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, rejeitou a proposta da Feneban e por enquanto ainda não receberam nenhuma outra resposta referente a isso, por esse motivo, várias agências do Brasil vão entrar em greve a partir de hoje”.
Como agir na greve dos bancos
Na última greve nacional dos bancários, na campanha salarial do ano passado, a Proteste Associação de Consumidores orientou os consumidores a utilizar meios alternativos para quitar seus compromissos. Segundo o órgão, o consumidor deve ficar alerta à data de vencimento das contas e procurar um meio alternativo para quitá-las, evitando-se, assim, problemas futuros.
Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas.
Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Quem movimenta a conta pela internet - nos sites dos bancos, ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.
Para as pessoas que têm contas vencendo de tarifas públicas como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas (se já tiver vencido a data de pagamento) é acordado com a própria empresa que presta o serviço. O cliente está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor.