Equipe da escola “Profª Aracy Panazzolo de Mattos” fez espaço lúdico para as crianças com objetos reutilizáveis
13/10/2015
Educação
Cemei monta casa com materiais recicláveis
Equipe da escola “Profª Aracy Panazzolo de Mattos” fez espaço lúdico para as crianças com objetos reutilizáveis
Faça o download das imagens em alta resolução
Caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas, copos de iogurte, materiais que são jogados no lixo diariamente. Para os alunos do Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil de Votuporanga (Cemei) “Profª Aracy Panazzolo de Mattos” os objetos viram móveis, aparelhos eletrodomésticos de uma casa. A “residência” foi montada em uma sala na unidade e inaugurada nesta terça-feira (13/10), durante a Semana das Crianças.
Foram dois meses para confecção da residência, depois de um mês guardando os materiais reutilizáveis. Cada cômodo ficou sobre a responsabilidade das turmas. Os estudantes participaram de cada etapa, desde separar os objetos recicláveis até colagem dos detalhes. Tudo com um objetivo: conscientizar sobre o reaproveitamento dos materiais.
Ao todo, foram 40 caixas de papelão, mais de 100 garrafas pets, tampinhas, dezenas de copos de iogurte e garrafas de leite. “Trabalhamos com estímulos. Os bebês têm um espaço para eles, que busca trabalhar com as cores, com os sons. Para os maiores, como eles participaram de todo processo, a meta era a conscientização da reciclagem. Para eles, foi pura diversão”, disse a educadora Isabela Alves Gimenes Gregui.
Além dos móveis, os alunos confeccionaram os brinquedos. “Mostramos que é possível fabricar vários itens com estes materiais. Escolhemos lançar este projeto no Dia das Crianças, quando a casa estará montada em dois dias. Mas o projeto continuará na escola”, afirmou a educadora Karina Silveira dos Santos Reis.
A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, destacou a importância de atividades como essa. “Nós nos preocupamos em educar o aluno para uma boa convivência com o meio ambiente e a preservação do planeta. Temos várias atividades que estimulam os estudantes em reciclar materiais, além da disciplina de educação ambiental nas unidades. Ações como essa resultam em um futuro melhor e em uma geração mais consciente”, finalizou.