Dobra o número de inscritos em programa oferecido pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A crise econômica do país afeta principalmente a geração de empregos, com isso, cresce a procura por programas assistenciais oferecidos pela Prefeitura. O “Votuporanga em Ação”, por exemplo, coordenado pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos teve dobrada a procura por vagas no último ano. Outro fato que chama atenção é a participação de pessoas com curso de nível superior.
Em junho de 2014, por exemplo, a Secretaria de Assistência Social recebeu 280 inscrições; em dezembro do mesmo ano, 338; já em junho de 2015 foram 495 inscritos.
O programa “Votuporanga em Ação” administrado pela Assistência Social possui 140 vagas no período de seis meses, que são preenchidas de acordo com a demanda. De junho até outubro deste ano, 62 moradores iniciaram em suas funções e mais 54 foram beneficiados com a lei, que renova o contrato por mais seis meses.
Devido à crise econômica atual, houve aumento na demanda de inscritos no programa. Notou-se que em alguns candidatos a qualificação está acima dos critérios do projeto. “Essa é a realidade que temos nos deparado diariamente. Pais de família buscando uma forma de sustentar suas casas, recorrendo a serviços braçais para pagar suas despesas. Infelizmente, não podemos ajudar todo mundo, mas buscamos encaminhar para as vagas de emprego que temos conhecimento”, disse Marli Pignatari, secretária de Assistência Social.
Para o “Votuporanga em Ação”, a Secretaria de Assistência Social utiliza como medidas de seleção a vulnerabilidade social, quantidade de filhos e arrimo de família (chefe de família).
Os que não conseguem uma vaga no programa são encaminhados os inscritos para cursos de capacitação do Acessuas/Trabalho. Neste ano, foram oferecidas qualificações como pedreiro, operador de computador e assistente administrativo.