Concessionária Elektro prevê a redução de 0,55% no consumo de energia durante este período nas 228 cidades que atende
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Elektro estima que os 228 municípios que são atendidos pela concessionária devem economizar 30.000 MWh de energia elétrica nos 126 dias de Horário de Verão, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Votuporanga, com cerca de 91 mil habitantes, durante 31 dias. No período de pico, a expectativa de redução é 4,6% na demanda de energia.
De acordo com o governo, o principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21h. As cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após às 19h, quando o consumo industrial começa a cair.
“Essa redução reflete em todo o sistema elétrico brasileiro, proporcionando uma melhoria na qualidade e na segurança operacional do sistema”, afirmo Renata Massaro, Gerente de Planejamento de Mercado e Suprimento de Energia da Elektro.
Expectativa no município
Com a mudança de horário, deixando os dias mais longos, a expectativa é que cresça a procura pelas academias ao ar livre em Votuporanga. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, possui diversas áreas públicas que têm como finalidade democratizar o acesso a prática regular de exercícios físicos.