Vereadores apontaram uso da Secretaria de Direitos Humanos em favorecimento a candidato na eleição do último domingo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, dia 5, foi marcada por duras críticas e informações sobre indícios de fraudes e irregularidades na eleição para o Conselho Tutelar, realizada no final de semana, em Votuporanga. Vereadores apontaram compra de votos, transporte irregular e, na fala mais exaltada, até uso da Secretaria de Direitos Humanos em favorecimento a candidato.
A fala mais incisiva foi do vereador Edilson Pereira Batista, o Edilson do Santa Cruz, que acusou diretamente a Secretaria dos Direitos Humanos, e o titular da pasta, Emerson Pereira, de se “aproveitar da estrutura municipal”.
Em sua fala, Edilson questionou o interesse de Emerson em ter aceitado o cargo, e que no domingo, foi informado de irregularidades pela internet. “Acompanhei os comentários nas redes sociais. Eles não têm coragem de apontar os desmandos que acontecem na Secretaria de Direitos Humanos, que se aproveita da estrutura municipal, de modo que recursos seriam cortados se as pessoas atendidas não fossem votar”. Ainda segundo Edilson, as provas do que ele disse não aparecem porque as pessoas têm medo de denunciar.
Edilson do Santa Cruz ainda criticou o fato de Emerson, eleito para assumir uma cadeira na Câmara, ter optado em permanecer em cargo na Administração Municipal. “Ele foi eleito para ser vereador do povo e está ocupando um cargo de confiança do prefeito. Anotem o que estou dizendo: daqui há alguns meses ele estará nessa tribuna descendo a madeira no Junior Marão, que por sinal é um bom prefeito”.
A Secretaria de Direitos Humanos passou recentemente a ser responsável pelas ações do Conselho Tutelar, que anteriormente ficavam sob a tutela da Secretaria de Assistência Social. O secretário Emerson Pereira apoiou publicamente a irmã, Cristiana Pereira, na eleição de domingo, e a candidata foi eleita com o maior número de votos entre todos os participantes: 916.