Da redação
O Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem, dia 15, apresentou duas publicações de projetos de lei que prestam homenagem a pioneiros de Votuporanga na Rodovia Euclides da Cunha - SP 320. A passarela localizada no km 519 passa a ser denominada “Hernani de Mattos Nabuco”. Já o dispositivo de retorno próximo ao km 525 (Pampa Ville) levará o nome de “Nasser Marão”. Ambas homenagens são propostas de autoria do deputado estadual Carlão Pignatari na Assembleia Legislativa.
Nabuco
Hernani de Mattos Nabuco nasceu em 1909 em Jabuticabal, mas foi em Votuporanga que fez história. Foi prefeito do município e era tido como um visionário com projetos futuristas. Foi ele que, em 1960, fez o primeiro trecho de asfalto na cidade.
O ex-prefeito casou-se com Leda Camolesi Nabuco, com quem teve quatro filhos: Maria Leda Nabuco de Campos, Hernani de Mattos Nabuco Filho, Dalila Clara Nabuco Leva e Maria Eugênia de Mattos Nabuco.
Antes de chegar a Votupo-ranga, Nabuco passou por Neves Paulista, Estrela D’Oeste e São José do Rio Preto. Em 1948 mudou-se para o município das Brisas Suaves, onde participou da fundação do Laticínios Só Nata. Também Integrou a sociedade da Indústria Elétrica WTW Ltda. de Fernandópolis, onde também fundou a Eletrometalúrgica Airon Ltda.
O pioneiro ainda teve importante participação no Rotary Club de Votuporanga, Associação Comercial e Industrial, Associação Antialcoólica e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. No ano de 1952, tornou-se vereador em Votuporanga. De 1960 a 1963 exerceu mandato de prefeito do município e novamente de 1969 a 1973.
Marão
Filho dos imigrantes libaneses Abdo Marão Alfagali e Ersina Atalla, Nasser Marão nasceu no dia 26 de maio de 1916, em Viradouro-SP. Aos 12 anos de idade, Marão mudou-se com a família para a cidade de Mirassol e já trabalhava como vendedor ambulante em companhia de seu pai e irmão.
Em busca de melhores condições de vida, em 1935 a família transferiu-se para Cosmorama. Por lá, participou do movimento que tornou Cosmorama um município e foi o primeiro presidente da Câmara Municipal.
Com espírito pioneiro, em 1945 fundou com seus irmãos um posto de gasolina, chamado de “Irmãos Marão”, em Votuporanga. No ano de 1950 mudou-se definitivamente para a cidade das Brisas Suaves.
Casou-se, em 1969, com a professora Neyde Tonanni e com ela teve dois filhos, Nasser Marão Filho (atual prefeito) e Carlos Humberto Tonanni Marão. Foi ainda fundador da Empresa de Laticínios Só Nata e do Frigorífico 4 Rios, além de participação na fundação do Frigorífico Avícola. Ele ainda colaborou para instalação da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas.
Nasser Marão teve ainda importante atuação no Rotary Club de Votuporanga, Votuporanga Clube, Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Associação Comercial e Associação Atlética Votuporanguense.