A votuporanguense Aline Cristine Mateus, de 26 anos, garantiu um lugar de destaque no Estado de São Paulo, ao classificar-se em primeiro lugar no curso de formação de Agente da Polícia Civil. A solenidade de formatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na última segunda-feira (19), com a presença da alta cúpula da Polícia Civil do Estado e também do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Aline se formou em Direito pela Unifev, é filha dos votuporanguenses Vanderlei e Lourdes Aparecida Ferri, e namorada de Fernando Rizzato – servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social. Como a votuporanguense ficou em primeiro lugar na conclusão do curso de Agente da Polícia Civil do Estado, Aline recebeu o certificado das mãos do governador Alckmin.
Já o segundo colocado recebeu o certificado do secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Também foram agraciados pelas mãos das autoridades do Estado os três primeiros colocados no cargo de escrivão da Polícia Civil. Aline vai trabalhar na função na região de São José do Rio Preto.
A Polícia Civil recebeu o reforço de novos 295 escrivães e agentes policiais. Os 109 escrivães – 84 homens e 25 mulheres – passaram por três meses de aulas do Curso de Formação Técnico Profissional de Escrivão de Polícia. Já os 186 agentes policiais – 178 homens e 8 mulheres – passaram por três meses no Curso de Formação Técnico Profissional de Agente de Polícia, na Academia da Polícia Civil. “Hoje é um dia importante na vida de vocês [formandos] e para o Estado de São Paulo,” afirmou o Alckmin. “Sangue novo, energia nova e time renovado, para a gente poder trabalhar mais em benefício da nossa população”, completou.
O secretário da Segurança ressaltou que se sente orgulhoso em poder chefiar a Secretaria da Segurança Pública, com a Polícia Civil, que segundo ele, é “uma polícia investigativa, atuante, corajosa e que se encontra motivada.“Nós contamos muito com esses escrivães e agentes policiais que vão se incorporar a essa trincheira da legalidade que é a Polícia Civil do Estado de São Paulo”, disse Moraes.
O curso de formação de escrivães tem 24 disciplinas, entre elas, Criminalística, Direito, armamento e tiro, direitos humanos, defesa pessoal e inteligência policial. Ao todo, os escrivães passaram por 568 horas/aula. Já o curso de formação de agentes policiais tem 20 disciplinas, como criminologia, defesa pessoal, inquérito policial, inteligência e investigação policial e gerenciamento de crise. Ao todo, os agentes policiais passaram por 516 horas/aula.