Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O aparecimento de escorpiões tem preocupado os moradores de Votuporanga há algum tempo e o medo tem explicação, o aparecimento destes animais cresceu na cidade. Em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 328 aparecimentos, média de 27 ao mês; já em 2015, até setembro, foram 263 registros, uma média de 29,2 ao mês.
Os escorpiões saem de bueiros, restos de entulhos, terrenos baldios, restos de matéria orgânica, e se alojam em locais com restos de madeira, tijolos, telhas, folhas secas, lixo, plantas trepadeiras e esgoto.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há uma região específica da cidade mais afetada. Os escorpiões aparecem em todos os bairros do município, especialmente em locais próximos a zona rural e bairros com grande número de construções (bairros novos).
No local onde o animal é encontrado, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses faz visita na residência do morador mediante notificação para orientação dos cuidados que se deve ter e pede o manejo ambiental dos quintais e terrenos baldios.
A Secretaria de Saúde orienta que, caso os escorpiões sejam encontrados, o morador deve eliminá-los com muito cuidado para não se ferir e realizar a inspeção em calçados que estejam no chão, tapetes, roupas de cama, sofás e cortinas, para evitar novos acidentes.
Ao ocorrer um acidente com escorpiões e o morador for até os hospitais, os médicos fazem a notificação para a Vigilância Epidemiológica do município, o que é importante para o município fazer o controle.
“A pessoa picada por escorpiões deve lavar o local com água e sabão, evitar o torniquete (amarrar qualquer objeto no local) e procurar imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Pronto Atendimento do Mini Hospital do bairro Pozzobon”, informou Adelice Silva, educadora em Saúde -Setor de Controle de Endemias e Zoonoses.
Para maiores informações entrar em contato pelo 0800.770.9786
Picadas
A Santa Casa de Votuporanga atendeu a 95 pessoas vítimas de picadas em escorpião no ano passado e 89 neste ano.