Além de Votuporanga, participaram da capacitação, municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Rio Preto, onde o Nasf já foi implantado
O Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) foi palco de uma capacitação ministrada pelo enfermeiro de planejamento da Regional de Saúde (DRS – XV) de São José do Rio Preto - Tiago Silva, nesta semana, abordou a atuação do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) nos municípios da região onde o programa já foi implantado, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
Participaram do evento, representantes do Nasf dos municípios de Álvares Florence, Cosmorama, Floreal, General Salgado, Macaubal, Nhandeara, Sebastianópolis, Valentim e Votuporanga.
O evento é uma realização do grupo técnico da Atenção Básica da DRS XV, coordenado pelas articuladoras da Atenção Básica – Elaine Baldin e Rossana Santos.
O Nasf é um programa do Ministério da Saúde, formado por uma equipe multiprofissional que tem a função de promover apoio técnico-pedagógico e assistencial às equipes de estratégia da saúde da família das unidades de saúde, com o objetivo de ampliar a resolutividade das ações da atenção básica. No município, o Nasf é composto por farmacêuticos, fisioterapeuta, fonoaudiólogas, psicóloga e terapeuta ocupacional.
A coordenadora do Nasf em Votuporanga, a fonoaudióloga Maria Ignez Pedroso explica que de acordo com as situações identificadas pelas equipes de saúde, é construído com a equipe do Nasf um projeto terapêutico para o paciente. “Os casos mais complexos devem ser discutidos pela equipe de saúde da família com o Nasf em reuniões realizadas periodicamente”.
Além das reuniões da equipe do Nasf com as equipes de estratégia da saúde da família, o programa desenvolve atua em grupos, em visitas domiciliares, em oficinas, situações de acolhimento e atendimento conjunto.
Em Votuporanga, até o momento, apenas a região sul do município conta com um Nasf que contempla as seguintes unidades de saúde - Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no bairro São João; Consultório Municipal Dr. Ruy Pedroso, no Palmeiras I e no Jardim Marin, no Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto”.
O Nasf desenvolve projetos intersetoriais junto as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, como oficinas de música e leitura com idosos do Cras Leste (Centro de Referência em Assistência Social) e a de leitura e escrita com alunos do CEM “Profª Irma Pansani Marin”.