Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Um ofício encaminhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico aos diretores de escolas de Votuporanga gerou uma polêmica. No documento, o secretário Diogo Mendes Vicentini dizia que devido a crise econômica, em 2016, o CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) não oferecerá cursos em 2016. Em nota, a Prefeitura disse ontem que os cursos seguem no ano que vem.
O vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura) comentou o assunto na sessão da Câmara Municipal na noite da última segunda-feira. “O corte chegou aqui. O prefeito não fez aquilo que ele disse, que era cortar na carne os cargos de comissão que têm em Votuporanga”.
Procurada pelo A Cidade , a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou que o CTMO continuará oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos para a população.
Para 2016, a Prefeitura estuda uma reestruturação no CTMO, visando otimizar os recursos públicos e, ao mesmo tempo, garantir treinamento e capacitação da mão de obra para atender a demanda dos diversos setores da economia em Votuporanga, promovendo a geração de emprego e renda para a população e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias votuporanguenses.
Atualmente, o CTMO oferece cursos de bordado, crochê, pintura em tecido, bordado a máquina, malharia, corte e costura, patchwork, eletricista, matemática preparatória, pedicure, cuidador de idosos, auxiliar administrativo e informática.
A Administração Municipal disse ainda que é importante ressaltar que a Prefeitura não tem medido esforços no que se refere à formação de mão de obra. “Além do CTMO, a Administração mantém o Espaço Empresarial e o Time do Emprego, em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e do Trabalho”.
O prefeito Junior Marão também foi responsável por trazer para Votuporanga, o Instituto Federal de Educação, com oferta de cursos técnicos, tecnológicos e de graduação (superior) totalmente gratuitos. O município possui ainda parceria com o Senac, Senai, Sebrae e Senar.
“Como pode-se observar, a Prefeitura desenvolve diversas ações visando garantir mão de obra qualificada para atrair mais empresas para Votuporanga, e, consequentemente, emprego e renda para a população”, finalizou a Administração Municipal.