Durante evento, estudantes do CEM “Professor G. Rodrigues” recolheram 50 kg de possíveis criadouros do mosquito; visita ao CCZ e café da tarde fecharam semana de atividades
A Semana de Mobilização Contra a Dengue, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), terminou em Votuporanga com saldo positivo – criadouros de dengue recolhidos e muita orientação aos alunos do CEM “Professor Geyner Rodrigues”.
Em apenas sete dias, alunos dos 4º e 5º anos da escola retiraram de terrenos baldios e vias públicas 50 kg de possíveis criadouros do mosquito da dengue. Todo esse material foi trocado por picolés para a criançada.
A educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro, diz que é importante realizar atividades. “Isso porque é preciso conscientizar não só as crianças, mas toda a população sobre a importância de se manter limpo o quintal de casa e remover os objetos que possam acumular água para evitarmos a proliferação do Aedes Aegypti”.
Durante o ano todo, os alunos do CEM desenvolveram uma série de projetos e atividades que culminaram em uma visita no CCZ (Centro de Controle de Endemias e Zoonoses) na última semana. Lá, puderam ver de perto os cães, gatos e cavalos abrigados pelo setor. Em seguida, o Supermercado Santa Cruz do Pozzobon, através do empresário Renato Martins, ofereceu um café da tarde para finalizar o passeio.
Dados da Vigilância Epidemiológica do município apontam que entre os meses de janeiro a outubro deste ano já foram registrados 1.246 casos da doença.
Prevenção
A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.
Algumas medidas são fundamentais:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;
– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;
– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas.