Em Votuporanga, a concentração será às 8h30, na Concha Acústica e o percurso sairá sentindo a rua Pernambuco até a rua Tibagi, voltando pela rua Amazonas.
Da Redação
Amanhã acontece a 4ª Caminhada Passos Que Salvam em prol do Hospital de Câncer de Barretos. Esse ano o evento mobilizará 370 cidades em todo o país, envolvendo 13 estados. Em Votuporanga, a concentração será às 8h30, na Concha Acústica e o percurso sairá sentindo a rua Pernambuco até a rua Tibagi, voltando pela rua Amazonas.
As organizadoras da ação no município, Vande Barretta e Olga Pereira, além do médico representante da Secretaria de Saúde, Luciano Figueira, participaram recentemente do programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade. Eles falaram um pouco da importância da participação de todos na 4ª Caminhada Passos Que Salvam.
De acordo com a organizadora Vande Barreta, a intenção do hospital em fazer essa caminhada é alertar a população aos primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. “Essa campanha, onde tentamos mobilizar todo o país, foi trazida dos EUA, fomos buscar estratégias para também salvar nossas crianças, já que lá o índice de cura chega aos 95%, enquanto aqui no Brasil chega a apenas 55%, o motivo é porque as crianças chegam tarde para o tratamento, então divulgar os primeiros sintomas é essencial para que esse quadro mude também em nosso país”.
O doutor Luciano complementou dizendo que é a falta de informação que faz com que o nosso quadro não melhore. “Quando se tem um diagnóstico mais rápido, a chance de cura é muito maior, então a informação nesses casos é fundamental, por isso a campanha tem esse objetivo de despertar a atenção da sociedade”, disse.
Durante o evento, uma equipe fará a venda dos kits (camiseta, cadarço, squeeze, boné) por R$30 para que as pessoas usem na caminhada. A arrecadação dos kits é totalmente revertida para manutenção e tratamento do câncer infantojuvenil de Hospital do Câncer de Barretos.