Atendimento e atividades estão previstas para acontecer durante todo o mês de novembro nas unidades de saúde
Da Redação
Este mês foi intitulado de Novembro Azul, dando sequência ao Outubro Rosa, que são campanhas do Governo Federal destinadas aos cuidados e prevenção à saúde do homem e da mulher. A ação tem como objetivo levar homens e mulheres aos postos de saúde, para que façam gratuitamente os exames preventivos contra o câncer de mama e próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo entre homens, representando 10% do total de cânceres. No Brasil, é o segundo mais comum entre o sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. Já o de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Em Votuporanga, de acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Silva, só ano passado foram registradas cinco mortes por câncer de próstata. “ A conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde deve ser constante. Não é recomendável procurar a unidade apenas durante períodos de campanha, pois o caso é sério, já que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens”, disse a enfermeira.
Segundo ela, até o momento foram realizados mais de 500 atendimentos no município. “Nós esperamos aumentar ainda mais o número de atendimentos”. A enfermeira ainda ressalta a importância de realizar exames sempre que possível. “Procurar a unidade de saúde para realizar os exames preventivos de rotina, como colesterol, glicemia, urina, PSA, é de extrema importância, uma vez que toda patologia detectada no início tem melhor prognóstico”, disse.
Ainda de acordo com a enfermeira, é recomendado que homens a partir de 50 anos iniciem os seus exames. “Homens da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que tiveram a doença devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar seus exames a partir dos 45 anos, já para os outros é recomendável a partir dos 50 anos. O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue”, finalizou.
Por isso, com o objetivo de conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, diversas ações vão acontecer durante todo o mês de novembro no município. Segue abaixo a programação.
Programação
5/11 - Exposição “Outubro Rosa e Novembro Azul” no Memorial do câmpus centro da Unifev, das 19h às 22h30.
7/11 - Caminhada pela Saúde, às 6h30 na Cidade Universitária. Aberta a comunidade. Os organizadores pedem que os participaram vistam rosa ou azul.
9/11 - Dia D na Secretaria Municipal de Saúde. Haverá ações em todas as unidades de saúde das 17h às 20h. Exceto no Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto V. Medeiros”, no Vila América que será realizado junto a Associação Antialcoólica neste mesmo horário na Unidade Básica de Saúde “Daniele Cristina Lamana” - Parque das Nações que será no dia 12 de novembro.
21/11 - Caminhada com Associação de bairro do Vila América, com saída do cruzamento entre a rua Paraíba e avenida José Silva Melo, às 8h
22/11 - Caminhada Passos que Salvam, às 8h30, na Concha Acústica, junto ao Grupo Pé na Estrada.