O governo do estado de São Paulo fez uma parceria com a Prefeitura de Votuporanga e a usina Noble para recapear o local.
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Finalmente os problemas com os buracos na vicinal Adriano Pedro Assi, a Estrada do 27, deve ter um fim em breve. O governo do estado de São Paulo fez uma parceria com a Prefeitura de Votuporanga e a usina Noble para recapear o local. A obra está orçada em R$ 20 milhões.
“Esta era uma das principais angustias minhas, a gente sabe que que esta melhoria deve ser, inevitavelmente, realizada pelo governo do estado de São Paulo e exige um investimento significativo. O governo de SP já fez o investimento da construção da vicinal, depois, em 2008, também o recapeamento, porém, esta estrada foi construída em uma época quando não era prevista a construção de uma usina de açúcar e álcool na região. Os caminhões que por ela trafegam são muito pesados e acabam danificando a nossa malha viária”, disse o prefeito Junior Marão.
Em uma audiência agendada pelo deputado Carlão Pignatari, o prefeito Junior Marão conversou na semana passada com o governador Geraldo Alckmin. “Foi um encontro muito produtivo, mostrei para ele toda a importância desta vicinal. Agora, o Ministério Público também entrou nesta luta e fez uma audiência conosco, envolvendo a Prefeitura, o estado e a usina Noble para buscar uma solução. Sensibilizado, o governador entendeu que, através desta parceria tripartite, estado Prefeitura e usina, vamos conseguir a solução definitiva”, falou Marão.
Ontem, Junior Marão, o deputado Carlão e o vereador Douglas Lisboa da Silva estiveram em audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, para apresentar fotos e detalhes do estado crítico em que se encontra a pista.
Marão explicou ao secretário que a estrada tem uma grande importância para a região, pois, por ela trafegam, diariamente, mais de duas mil pessoas que trabalham na usina sucroalcooleira instalada às margens do rio São José dos Dourados.
A estrada, além de levar à usina, também é uma importante via entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul. De acordo com o prefeito Marão, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai ceder a massa asfáltica e a Usina Noble ficará encarregada de fazer a aplicação, enquanto que a Prefeitura de Votuporanga cederá o maquinário para a execução dos serviços de base.
Os trabalhos deverão começar somente após o período chuvoso, até o final do primeiro semestre de 2016. O prefeito vai se reunir com os diretores da usina para acertar os detalhes da parceria.
A estrada foi construída em 1998 e não possui um leito carroçável adequado para caminhões pesados, “entretanto a economia da região está crescendo e exige estradas condizentes com a realidade. Portanto, é preciso recuperar essa vicinal, com urgência”, destacou o deputado Carlão.
O secretario Duarte Nogueira disse que se trata de uma estrada de responsabilidade do município e que o Estado vai ajudar com a parceria para sanar o problema que a população vem passando.