Da redação
A Escola Estadual Professora Juraci Lima Lupo realizou no final de outubro a II Feira de Ciências Exatas e Humanas, com o tema “A Ciência e a vida cotidiana do aluno”, com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio.
Com o intuito de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras na escola, a feira teve como principal objetivo despertar nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os na utilização da metodologia científica. Também estimulando a formular questões baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada, despertando assim um maior interesse pela escola, além de integrar todos os professores e alunos para que em conjunto pudessem elaborar teorias, hipóteses, através de experimentos práticos, divulgando a importância da Ciência para a uma aprendizagem significativa por meio da investigação e experimentos, colocando em prática o que eles aprenderam no decorrer do ano letivo nas aulas teóricas.
Diversas apresentações foram realizadas, entre elas ‘Areia que tem medo de água’, ‘O líquido que quer ser sólido’, ‘Efeito Estufa’, ‘Geleca Magnética’, ‘Vulcão’, ‘Gerador de Energia’, ‘Nitrogênio de Pobre’, ‘Pasta de dente de elefante’, ‘Tirar o ar do isopor’, ‘Líquido do Mal’, ‘Leite Psicodélico’, ‘Nota que não pega fogo’, ‘Serpente do Faraó’, entre outros.
As professoras Angela Maria Coelho Pinati, de Química, e Cassiela Roberta Zulian Reishtatter, de Ciências, ficaram satisfeitas com a participação de todos os envolvidos e, principalmente, dos alunos, que se dedicaram na elaboração de cada experiência.