Em período inverso ao de aula, alunos participam de diversas atividades, como judô, artesanato, capoeira e informática
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A rede municipal de educação conta hoje com 12 escolas de ensino fundamental, todas elas oferecem aulas em período integral de forma opcional aos pais ou responsáveis, atendendo 1.328 alunos neste formato de estudo.
O ensino fundamental abrange do 1º ao 9º ano. Nas atividades regulares, há aulas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, inglês e arte. Já no ensino de Tempo Integral, há também as atividades de judô, artesanato, capoeira, informática, música, expressão corporal, canto coral, hora de estudo, recreação, dança, educação ambiental, jogos e brincadeiras, atletismo, teatro, letramento, saúde e qualidade de vida, natação e reforço escolar.
A secretária municipal de Educação, Silvia Rodolfo, explicou os objetivos do município com as escolas de Tempo Integral. “Ampliar o tempo de permanência dos alunos por opção a partir de suas necessidades e particularidades pela frequência no tempo integral. Desenvolver com esses alunos novas metodologias de ensino e aprendizagem que possam romper com o modelo tradicional de escolarização, dando lugar a uma escola que utilize múltiplos espaços para garantir a aprendizagem significativa”, disse.
Para os alunos que frequentam o ensino regular no período da manhã, o horário de aulas é das 7h10 às 16h30. Para os estudantes que frequentam o ensino regular no período da tarde, das 8 às 17h30. As atividades extras são em período invertido ao de aula.
No programa Educação de Primeiro Mundo, o prefeito Junior Marão apontou o aumento do número de alunos para atendimento em Tempo Integral. No momento, a Prefeitura atende toda a demanda manifesta para o tempo integral do ensino fundamental, ou seja, todos os alunos que desejam participar deste programa.