Devido à baixa adesão e alto custo de manutenção, o programa foi encerrado em Votuporanga no dia 15 de outubro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Implantado em Votuporanga no ano de 2012, o programa de Internet Gratuita, que atendia a Zona Norte, não existe mais. A Prefeitura insistiu em manter o serviço por alguns anos, mas ele foi pouco procurado. Como não houve o sucesso esperado, projeto deixou de ser executado pela Administração Municipal.
Devido à baixa adesão e alto custo de manutenção, o programa Internet Gratuita foi encerrado no dia 15 de outubro. A Administração Municipal ressaltou que os aparelhos adquiridos (antena + aparelho de recepção para rede sem fios) pelos moradores podem ser reutilizados em qualquer provedor de internet via rádio.
No ano de 2012, quando a Prefeitura de Votuporanga implantou o sistema de distribuição da internet gratuita, a previsão seria atender um público estimado em 25 mil pessoas. Entretanto, em menos de três anos após sua instalação, atendia apenas 80 usuários, o que tornou os custos de manutenção inviáveis tendo em vista o alto preço do sistema do Brasil.
De acordo com a Prefeitura, o serviço rendia um custo de R$ 6 mil por mês para atender 80 residências na Zona Norte. “O Poder Executivo acredita que o número de casas que aderiram ao projeto retrata a grande acessibilidade de serviços de internet oferecidos pelo mercado. O programa fornecia um mega de velocidade para o morador, enquanto pacotes de empresas particulares chegam a até 50 mega, proporcionando mais rapidez no acesso à internet”, informou por meio de nota.
A Prefeitura destacou ainda que o custo de manutenção do serviço crescia na mesma proporção em que caia a adesão, o que tornou a iniciativa inviável num momento tão delicado da economia dos municípios.