Trabalho de perfuração segue a todo vapor e deve ficar pronto para atender a população no meio do ano que vem
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga) iniciou no final do mês de junho os trabalhos para a perfuração dos novos poços profundos do município, que vão reforçar o sistema de abastecimento de água. O poço da região Sudeste (Comerciários) encontra-se com uma profundidade de 923 metros. Já no Oeste (alto do Monte Verde) a profundidade é de 584 metros.
Até o momento, as obras de perfuração dos dois poços atingiram 51,96%, sendo que o poço da região Sudeste encontra-se com 63,65% já perfurado e o da Oeste com 40,27%.
A previsão é que no ano que vem, os dois poços já estejam disponíveis para atender a população. O da região Sudeste (Comerciários) deve ser entregue para a sociedade em pleno funcionamento em agosto de 2016, enquanto que o da região Oeste (alto do Monte Verde) deverá ser concluído em dezembro de 2016.
Após ser concluída a perfuração dos poços, a próxima etapa de construção nos sistemas é das obras civis – com a construção da laje de proteção dos poços, reservatórios (elevado e semienterrado), casa de cloração, casa de bomba, casa de força, serviço de automação, instalações elétrica e hidráulica elétrica, interligação interna entre poço/torre/reservatórios/casa de bomba, entre outros.
Os dois poços terão a mesma capacidade de armazenar água dos outros dois já existentes na cidade. As caixas semienterradas podem armazenar dois milhões de litro cada uma, já as elevadas cerca de 400 mil litros. As elevadas na verdade servem par dar a pressão na água.
De acordo com o prefeito Junior Marão, os novos poços devem garantir o abastecimento de água na cidade pelos próximos 30 anos. O valor estimado do investimento é de R$22.974.813,09.