Orientações, atividades, brincadeiras educativas com distribuição de brindes e carreata serão realizadas pela equipe do Secez para conscientizar população sobre os riscos da dengue
O Setor de Controle de Endemias e Zoonoses de Votuporanga (Secez) promove entre os dias 16 e 20 de novembro a Semana de Mobilização Contra a Dengue com ações de conscientização sobre os riscos causados pelo Aedes Aegypti.
Dinâmicas, troca de criadouros, palestras, orientações, distribuição de panfletos e carreata são algumas das atividades já programadas para a semana. O objetivo principal é esclarecer que a dengue é letal, caso não seja detectada a tempo e um dos modos mais apropriados de lidar com a doença é a prevenção.
De acordo com a educadora em saúde, Patrícia Amâncio, palestras sobre o tema serão ministradas em escolas do município, com a finalidade de estimular as crianças para que eliminem os criadouros do mosquito da dengue, principalmente, no período de férias, em que se inicia também a temporada das chuvas de verão. No entanto, o combate ao mosquito deve continuar o ano todo. “Com a época de chuvas, a quantidade de criadouros aumenta, o que demanda ainda mais atenção não só dos agentes que visitam as casas como, especialmente, da população”, reforça a educadora.
Dados da Vigilância Epidemiológica do município apontam que entre os meses de janeiro a outubro deste ano já foram registrados 1.246 casos da doença.
Programação
Data: 16 e 17/11 – segunda e terça-feira
Local: CEM “Professor Geyner Rodrigues”
Atividade: Troca de criadouros por vale-brinde
Data: 18/11 – quarta-feira
Local: Escola Estadual “Sebastião Almeida de Oliveira”
Atividade: Palestra, orientações e distribuição de panfletos
Data: 19/11 – quinta-feira
Local: CEM “Professor Geyner Rodrigues” (Alunos dos 4º e 5º anos)
Atividade: Alunos conhecerão o Centro de Controle de Endemias e Zoonoses (CCZ) e em seguida participarão de um lanche da tarde oferecido Supermercado Santa Cruz do Pozzobon
Data: 20/11 – sexta-feira
Local: Centro de Votuporanga
Atividade: Carreata com o Corpo de Bombeiros, orientação e distribuição de panfletos sobre a dengue