Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga é considera a sétima melhor cidade para se viver no Brasil, conforme a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), por meio do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na semana passada com exclusividade pelo jornal A Cidade. O estudo leva em consideração análise do ano de 2013. A cidade perdeu uma posição, já que na última avaliação foi considerada a sexta colocada, com base em 2012. O prefeito Junior Marão utiliza o seu programa de rádio de hoje, o Conversa com o Prefeito, para falar sobre o assunto. A entrevista na íntegra pode ser ouvida na Rádio Cidade, às 11h.
“Foi uma posição abaixo da que tivemos no ano passado, porém, efetivamente, é uma colocação que nos destaca entre as 10 melhores cidades do Brasil. Ficamos em sétimo lugar, no ano passado ficamos em sexto. Mostra que estamos no caminho correto, são índices que avaliam educação, saúde e emprego e renda, que são três indicadores fundamentais para analisar a qualidade de vida e, consequentemente, apontam as melhores cidades do Brasil para se viver”, diz Marão.
No ranking, Votuporanga é a quinta do estado de São Paulo. “Se formos analisar, em educação e saúde, estamos muito bem. Em emprego e renda ficamos em 19° lugar, mas é uma posição de destaque, apesar de todo o momento que estamos vivendo no Brasil. Fico feliz demais por esse resultado, espero que a cidade permaneça durante muitos anos ainda entre as 10 melhores cidades”, destaca o prefeito.
Junior Marão comenta ainda que o município tem outros índices positivos, como os apontados na semana passada pela revista Exame; também “Município Verde Azul”, que destaca as cidades que mais investem em Meio Ambiente; e o Ideb, que tem os índices da educação.
“Votuporanga não é apenas discurso, os institutos que avaliam as cidades de uma forma geral, cada um verificando critérios diferentes, sempre nos colocam em destaque. Isso mostra que as ações desenvolvidas são vistas”, finaliza.