Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Dos 250 pontos de ônibus instalados no município, à disposição do transporte público, 28 contam com cobertura de proteção à chuva e sol.
Segundo a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, do total de 250 pontos, 50 deles estão em localização que possibilita a cobertura como praças e áreas verdes. Os demais estão em frente a residências e os abrigos atrapalhariam a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física.
A Prefeitura instalou recentemente 14 abrigos. A estrutura é composta por quatro bancos e espaço para deficientes, além de informações de telefones úteis e do trajeto de ônibus. Os outros 14 – instalados anteriormente - têm cinco bancos.
O projeto da Secretaria é até o final de 2016 instalar abrigo nos 50 pontos (que possibilitam a cobertura) espalhados em toda a cidade.
Entre os bairros que receberam os pontos cobertos estão São Cosme, Jardim Alvorada, Santa Felícia, Pró-Povo, Pozzobon, Cecap II, Estação, Monte Verde/Noroeste, Parque Boa Vista II, Residencial Friozi e Cidade Nova.
Esta é uma das ações que fazem parte de uma política de melhoria no serviço de transporte público, que teve início em maio de 2011 com a implantação do Programa Transporte Cidadão, que subsidia o preço das passagens.
Naquele ano a Prefeitura também entregou o Terminal Central de Ônibus Urbano, ao lado da Praça Matriz, onde foram construídos três canteiros com terminais cobertos, bancos, lixeiras e bebedouros.