Município lidera na região pesquisa que aponta as principais cidades do Brasil de 50 a 100 mil habitantes para negócios
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O estudo Melhores Cida-
des para Negócios trou-
xe bons resultados para Votuporanga, colocando o município como o melhor da região para investimentos. Os dados são da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas especializada em desenvolvimento de planos de desenvolvimento de cidades e negócios imobiliários.
Na pesquisa, Votuporanga está em 21° lugar, a posição mais alta entre os municípios da região. Em segundo lugar está Fernandópolis (50° lugar), Bebedouro (56º), Olímpia (61º) e Mirassol (77°). São estas as cidades mais próximas de Votuporanga apontadas no estudo.
O ranking é composto pelas 100 melhores cidades para negócios do Brasil com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. Foram analisados 28 indicadores econômicos e sociais divididos em quatro áreas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, capital humano e infraestrutura.
Votuporanga conseguiu bons resultados em três áreas: em capital humano, ficou na 11ª posição entre as 100 cidades listadas; em infraestrutura, na 14ª posição; e em desenvolvimento social, na 15ª. O que não garantiu um posicionamento para a cidade foi desenvolvimento econômico, onde ficou no 42ª lugar, se não fosse este resultado, a cidade teria chances de ter uma classificação geral ainda melhor no país. Para melhorar em próximas pesquisas, a cidade precisa de um crescimento econômico mais forte e acelerado.
De acordo com Willian Rigon, coordenador da pesquisa, para o estudo foram investigados setores da economia e indicadores sociais que influenciam diretamente uma empresa que opte por se instalar nas cidades.
Satisfeito com o posicionamento de Votuporanga na pesquisa, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, ressaltou o crescimento substancial da economia do município nos últimos 10 anos, principalmente na geração de emprego e renda. “Dobramos o número de empregos formais na cidade, desde 2000. Em 1999, eram 10.615 vagas de trabalho e em 2012, mais de 22 mil. Neste ano, temos mais de 23 mil empregos formais”, destacou.
Ele apontou as políticas de incentivo como grande atração às empresas. “Oferecemos diferenciais que transformaram a economia, trazendo diversidade e colocando Votuporanga como centro regional de compras”, complementou.
Para Diogo, o ranking reflete os investimentos nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento social, além de qualidade de vida, segurança e educação. “Votuporanga é destaque em várias áreas, que refletem o trabalho da administração municipal em prol da população”, disse.
Região
Na região, Mirassol teve o melhor desempenho em desenvolvimento social, ficando na 3ª posição, com apenas 1% da população listada como extremamente pobre, taxa de alfabetização de 88% e índice de tratamento de esgoto de 83%, entre os indicadores destacados pela pesquisa.