Da Redação
A prefeita de Parisi, Gina Mara dos Santos Pastreis, anunciou ontem que suas prioridades são habitação e geração de empregos. A cidade emprega atualmente 40 pessoas em uma indústria recentemente instalada e Votuporanga absorve boa parte dos trabalhadores de Parisi.
A prefeita participou ontem do programa Ronda da Cidade, na Rádio Cidade, e falou que muitas pessoas de Parisi trabalham em Votuporanga, "que sempre foi o nosso braço direito".
Gina ainda comentou que está tentando acelerar o processo do programa "Minha Casa Minha Vida". "Desde o ano passado, estamos nessa luta pelo programa, agora faltam alguns trâmites legais, acredito que até o meio do ano começa a construção, e vamos ver como vai proceder, afinal brigando a gente está", explicou ela.
Outro desejo dos moradores de Parisi é uma área de lazer na cidade, como não há opções de entretenimento, as pessoas acabam indo para as cidades vizinhas em busca de distração. Sobre o assunto, Gina também afirmou que está em seus planos, "assim a cidade fica redondinha e as pessoas não precisam sair de lá pra se divertir".
Parisi é uma cidade tranquila e todos se conhecem. "Qualidade de vida é tudo que uma pessoa busca e nós temos a oferecer, modéstia à parte em todos os setores como água, saúde e educação", finalizou Gina.
Aniversário
A cidade comemora hoje 18 anos de emancipação política. A elevação de Parisi de Distrito à condição de Município começoou em 1989. A cidade surgiu há mais de 60 anos, acompanhando a história de Votuporanga. O nome é originário dos proprietários de uma das fazendas, Parisi e Marco.
Com a venda de pequenos lotes dessas fazendas, comerciantes se estabeleceram e construíram suas residências. Ao longo da conhecida rua Dr. Fernando Costa, começou a primeira aglomeração urbana, de onde surgiu a Vila Parisi e a Vila Marco. Anos depois, a Fazenda Marco foi vendida e a região ficou conhecida como Vila Parisi.
Foi através do primeiro prefeito da cidade, Alzimiro Brantis, que o Distrito tornou-se município, através da lei n.º 7664, publicada no dia 31 de dezembro de 1991. O aniversário da cidade foi transferido para 20 de janeiro para coincidir com as comemorações da Festa de São Sebastião.
Comemoração
Hoje às 6 horas será realizada abertura com a Alvorada. Já às 9 horas, haverá Ato Cívico com as autoridades e população na Praça da Matriz. Em seguida, será inaugurado o portal do município, que leva o nome de Alzimiro Brantis.
Ele que fez do município uma cidade com o "Selo Verde e Azul", teve uma visão inteligente do futuro criando o tratamento de esgoto na cidade. De acordo com a prefeita Gina, Parisi tem 100% de esgoto tratado o que resultou numa pontuação elevada no quesito do Selo, rendendo ao município maquinário de alto custo como prêmio.
Seguindo na programãção das festividades, hoje às 10 horas, a prefeita irá inaugurar o Centro de Cultura. Logo mais à noite será celebrada missa sertaneja na Capela Nossa Senhora Aparecida, a partir das 19h30.
O tradicional corte do bolo com a distribuição de refrigerante será às 21 horas. Na ocasião, a Corporação Musical Zequinha de Abreu fará uma apresentação na Praça da Matriz.
Amanhã Parisi continua em festa, com o show com Dombar e Donzete, na Praça da Matriz. No sábado, é a vez da dupla Maycon e Renato, a partir das 21 horas, no Recinto de Festas. Os eventos são gratuitos.
No domingo, acontecerá o desfile religioso e bênção dos animais, além da distribuição do sal bento aos cavaleiros para que alimentem seus rebanhos com as graças de Deus. Em seguida, haverá show com a Banda Gênius no Recinto de Festas, com venda de bebidas e comidas [cerveja, refrigerante, pastel e espeto] com renda para o Fundo Social e a Capela Nossa Senhora Aparecida.
Leia na íntegra a versão online