Da Redação
O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, esteve na terça-feira em São Paulo para assinatura do convênio com a Secretaria de Estado da Educação referente ao Programa “Ler e Escrever”. Na ocasião, Segura e diversos prefeitos de outras cidades foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O Programa “Ler e Escrever” é uma iniciativa do Governo do Estado e visa garantir a todos os alunos da Rede Municipal o direito de aprender a ler e escrever na escola. Além de oferecer uma série de recursos para garantir as melhores condições às crianças que frequentam o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, também prepara os coordenadores pedagógicos e professores no processo de formação continuada.
Para a assessora municipal de Educação e Cultura, Marly Moraes e Yunis, o referido Programa representa um grande avanço no aprendizado das crianças em sua principal fase de desenvolvimento.
“O propósito do programa é desenvolver ações que interferem diretamente no cotidiano da sala de aula e na gestão da escola e que visem reverter quadros de baixo rendimento dos alunos no período de alfabetização, nas séries iniciais”, destaca.
O programa, além da distribuição de materiais pedagógicos, como globo terrestre, alfabetos, calculadoras e caixas plásticas, engloba investimentos em programa de formação, trabalha ações de apoio pedagógico, distribui resumos de livros didáticos e revistas.
Durante a cerimônia de assinatura dos convênios, além da presença do governador Geraldo Alckmin, também compareceram na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Herman Woorwald, e o secretario de Estado de Gestão Pública, Julio Semeghini.
Dentro do Ler e Escrever há também a figura do professor auxiliar (aluno pesquisador) nas salas de aula do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. São alunos universitários de cursos de graduação em pedagogia e letras, indicados por instituições de ensino superior públicas e privadas conveniadas, que auxiliam os professores regentes no processo de alfabetização e organização das aulas.
Leia na íntegra a versão online