Na microrregião de Votuporanga, os municípios Parisi e Álvares Florence obtiveram reduções consideráveis no índice populacional
Na microrregião de Votuporanga, os municípios Parisi e Álvares Florence obtiveram reduções consideráveis no índice populacional (A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Seguindo com os dados divulgados no Diário Oficial da União, ontem, de acordo com a estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), depois de Votuporanga, o município de Valentim Gentil também apresentou bons índices de crescimento populacional, comparado as cidades que fazem parte da microrregião.
No início da década a cidade contabilizou no Censo 11.036 habitantes e nesta estimativa, o acréscimo foi de 2.496 pessoas, equivalente a 22,6%, chegando a um total de 13.532 moradores.
Outra cidade que também disparou em relação às outras, foi Riolândia. Conforme a estimativa, de 10.575, em 2010, o município saltou para 12.689 em dez anos, um crescimento de 19%.
Além de Votuporanga, Valentim e Riolândia, também fazem parte da microrregião as cidades Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Parisi e Pontes Gestal. Naturalmente, o município de Cardoso também obteve bons índices em seu crescimento populacional, 544 novas pessoas se mudaram para lá.
Os municípios Américo de Campos e Cosmorama, já haviam iniciado a década com a marca de cinco mil habitantes superadas. Com o decorrer dos anos, ambas tiveram seus índices de forma relativa, estagnados, pois tiveram o crescimento de apenas 275 e 84 pessoas, respectivamente.
Já Pontes Gestal, representando a casa de dois mil habitantes desde 2010, seguiu nela neste fim de década. Com o aumento de apenas 59 habitantes neste período, tendo apresentado em números absolutos, 2.518 pessoas em 2010 e 2.577 em 2020.
Reduzidos
Na microrregião de Votuporanga, dois municípios apresentaram redução populacional, Parisi teve a queda de 31 habitantes e Álvares Florence está estimada com uma diminuição de 250 pessoas, nos últimos dez anos.