Objetivo do programa é servir de incentivo a produtores e ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas à agropecuária
A Prefeitura de Valentim, em parceria com a Casa da Agricultura, aderiu ao programa “Cidadania no Campo”, do governo estadual (Foto: Prefeitura de Valentim Gentil)
Da redação
A agricultura e pecuária são pilares importantes que movimentam a economia local. Pensando em buscar mais incentivo aos produtores e ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor, que a prefeitura de Valentim Gentil, em parceria com a Casa da Agricultura, aderiu ao programa “Cidadania no Campo: Município agro”, do governo estadual.
O objetivo do programa é desenvolver ações no município que visam e incentivar, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado pela SAA (Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura.
Em reunião realizada recentemente em São Paulo, o prefeito Adilson Segura (PSDB) e o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Alexandre Ramos estiveram com o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento para discutir as ações.
Segundo documento divulgado pelo “Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável: Cidadania no Campo”, o município, atendendo todos os requisitos propostos, receberá certificado e pela ordem classificatória, terá preferência por recursos públicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
As diretrizes avaliadas são estrutura institucional; infraestrutura rural; produção e consumo sustentável; defesa agropecuária; abastecimento e segurança alimentar; fortalecimento social do campo; solo e água; biodiversidade; resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e interação campo-cidade.