Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/10/associacao-de-franchising-ira-reconhecer-rio-preto-como-arranjo-de-franquias-n77391 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Associação de Franchising irá reconhecer Rio Preto como arranjo de franquias
Nos últimos anos, Rio Preto vem se consolidando como um polo de franqueadoras e outros players do setor
Há 61 redes franqueadoras associadas sediadas na região, que representam mais de 7.636 mil unidades em todo o país (Foto: Divulgação)
A ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com o Sebrae-SP, anuncia que irá dar início ao processo para reconhecer a cidade de São José do Rio Preto como um Arranjo Produtivo Local (APL), o primeiro do franchising nacional. Nos últimos anos, Rio Preto vem se consolidando como um polo de franqueadoras e outros players do setor. Há 61 redes franqueadoras associadas sediadas na região, que representam mais de 7.636 mil unidades em todo o país. Além do Sebrae-SP, apoiam a iniciativa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Rio Preto e a Associação Comercial e Industrial de Rio Preto.
O mercado de franquias presentes no município (sediadas ou não) também é bastante representativo, tendo faturado R$ 1,3 bilhão em 2022, contando com mais de 1.450 unidades de franquias e gerando 12 mil empregos diretos. Segundo o último Ranking ABF das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias, divulgado em outubro de 2022, Rio Preto foi a quarta cidade com maior variação, 30,6% entre 2021 e 2022, sendo a primeira entre as cidades paulistas.
“Esse processo será pioneiro no Brasil e certamente servirá de inspiração para outras regiões. Vejo muita colaboração no franchising de Rio Preto, o que pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento de nossa mercado”, disse Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
“Nossa cidade já é o berço de muitas franquias e fornecedores e vamos buscar agora esta grande marca de tornar Rio Preto um APL. Somos unidos, conectados e praticamos o associativismo. Agora vamos atrás deste reconhecimento oficial e das oportunidades dele advindas”, disse Guto Covizzi, diretor da Regional ABF Interior de São Paulo.
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos (ou cluster), localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Atualmente, o Brasil conta com mais de 830 APLs, abrangendo mais de 2,5 mil municípios e 40 setores, mas nenhum de franquias.
No Estado de São Paulo, o processo para se reconhecer uma APL é realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e tem três fases: reconhecimento e cadastramento (status atual de Rio Preto), identificação de níveis de maturidade e lançamento de editais de fomento. O reconhecimento da APL traz vantagens como: estratégia para aumento da competitividade e incremento da atividade empreendedora; acesso a novos mercados e posicionamento de produto; maior força política; geração de empregos; cooperação para inovação; atração de investimentos.
A partir do anúncio, ABF e Sebrae-SP darão início a produção da documentação necessária para o reconhecimento da APL e estudam levar a iniciativa para outras partes do país em que o franchising seja representativo.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/10/associacao-de-franchising-ira-reconhecer-rio-preto-como-arranjo-de-franquias-n77391
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco