Região
Dengue faz primeira vítima fatal em Jales neste ano
A confirmação da causa da morte, dengue, foi obtida após a emissão dos resultados de exames, que ocorreu na última segunda-feira
publicado em 18/10/2023
A confirmação da causa da morte, dengue, foi obtida após a emissão dos resultados de exames (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Jales confirmou anteontem sua primeira morte relacionada à dengue em 2023. A vítima, um idoso de 62 anos, estava internado na Santa Casa de Jales e veio a óbito no dia 16 de setembro. A confirmação da causa da morte, dengue, foi obtida após a emissão dos resultados de exames, que ocorreu na última segunda-feira (16).
A Secretaria de Saúde de Jales revelou que, em resposta ao caso, foram tomadas medidas imediatas de combate ao avanço da doença na área onde o idoso residia, por meio de ações de bloqueio.
Até a data da confirmação da morte, Jales havia registrado um total de 733 notificações de casos de dengue em 2023, dos quais 48 casos autóctones (quando a infecção ocorre na própria cidade) foram confirmados como positivos, além de 7 casos importados positivos.
Outra doença transmitida pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, a chikungunya, também marcou presença no município, com 46 notificações e 27 casos positivos confirmados.
A Prefeitura de Jales, em alerta, reforça para que os munícipes estejam atentos aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor. A população é orientada a buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas de dengue ou chikungunya, como febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele e outros sintomas característicos dessas doenças.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/10/dengue-faz-primeira-vitima-fatal-em-jales-neste-ano-n77294