Nesta volta à Câmara Federal para cumprir meu terceiro mandato como deputado, eleito pelos votos de mais de 100 mil paulistas, testemunhei avanços importantes no Parlamento brasileiro.
Ao contrário do que muitos propagam, os deputados trabalham. Falo por aqueles que, como eu, estão comprometidos em respeitar o mandato delegado pelos eleitores.
No meu caso respondo às eventuais críticas com muito trabalho. Estive presente a 106 das 107 sessões deliberativas da Câmara Federal. Na única ausência representei o PMDB em evento político-partidário.
Presto contas de um ano de trabalho com o orgulho do dever cumprido. Honrei cada voto recebido.
Este é meu 9º cargo público por delegação dos eleitores. Fui eleito três vezes prefeito (uma em Santa Fé do Sul e duas em Rio Preto), três vezes deputado estadual e cumpro agora meu terceiro mandato como deputado federal.
Nesta 54ª Legislatura apresentei quatro projetos de lei, dois deles aprovados em comissões: o projeto que federalizou a Ponte Rodoferroviária, permitindo sua manutenção regular, e o que destina 2% da renda das loterias para combater o crack.
fui honrado pelos colegas de Parlamento com funções de alta responsabilidade.
Outros dois projetos estão tramitando: um que unifica os telefones de emergência de todas as estradas brasileiras num número com três dígitos, e outro que cria a função de Atendentes de Pessoas com Deficiência.
Convidado, assumi a relatoria do projeto que criou a Comissão Nacional da Verdade para investigar violações dos direitos humanos nos períodos de tensão política e institucional. Numa única noite de negociações obtivemos o consenso político para aprovação da materia, que se afigurara impossível por uma década.
Por delegação do Parlamento percorri o País juntando sugestões para uma futura reforma política. Defendi junto aos colegas um texto para o código florestal que conciliasse as posições de pequenos e grandes agricultores, dos chamados ambientalistas e dos municípios da nossa região que exploram o turismo de água doce, importante atividade para a economia do interior paulista.
Lutei por melhorias nas nossas rodovias. Da Tribuna da Câmara cumprimentei o governador Geraldo Alckmin pela duplicação da Euclides da Cunha. Pedi atenção especial à Feliciano Sales, com duplicação do trecho Mirasol/Monte Aprazível, terceiras faixas e obras de segurança nos trevos.
Com outros colegas deputados estamos brigando pela duplicação da BR-153, finalmente incluída no PPA até 2014. Em 2012 estão previstos os primeiros recursos para abertura da licitação, o que tornará a obra irreversível.
Meu objetivo, renovado diariamente, é continuar honrando os votos que recebi, trabalhando com foco na defesa da região, do Estado de São Paulo e do Brasil.
Renovo minha disposição de luta para 2012. Desejo a todas e a todos ótimas festas e um ano novo de paz, saúde e sucesso.
* Edinho Araújo é deputado federal pelo PMDB de São Paulo