A ferrovia que corta o nosso Município trouxe incontáveis benefícios para a nascente cidade, permitiu o ingresso dos novos moradores, de produtos e mercadorias oriundos da capital paulista e do sertão matogrossense, enfim, representou o grande veículo de desenvolvimento econômico e social de nosso noroeste paulista.
Ocorre que Votuporanga cresceu e a urbanização de novos bairros além-linha significou evidente conflito entre a ferrovia e as ruas e avenidas nos pontos de cruzamento com essa importante e histórica linha férrea.
Nos últimos anos, o Poder Público tem concretizado ações no sentido de superar tais obstáculos, através de projetos de transposição em dois pontos principais, na Estrada 27 e no acesso ao Aeroporto (Avenida República do Líbano), que apresentam acidentes e prejuízos ao tráfego de veículos e pessoas.
Na honrosa missão de deputado federal de minha terra, e por iniciativas louváveis do Prefeito Junior Marão e do Amigo e Vice Presidente da Câmara Municipal, Vereador Osvaldo Carvalho, estivemos em audiências sucessivas com representantes do DNIT, em Brasília, em que contamos com a valiosa ajuda do Deputado Federal Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido da República – PR e, à época, companheiro de partido do Vereador Osvaldo Carvalho.
A solução do assunto contempla duas medidas, ambas igualmente importantes:
1. a feitura dos projetos executivos das obras citadas, e
2. a efetiva realização dos viadutos nos dois pontos de transposição da linha férrea.
As ações dos Agentes políticos de nossa terra, documentadas pelos jornais e rádios da cidade, desde 2009, desnudam a história de dificuldades enfrentadas com a burocracia, mas preservando a busca da meta desejada, apesar de atrasos ocorridos na viabilização da primeira fase, ou seja, a feitura dos projetos executivos das obras, conquistados junto ao DNIT (valor R$ 300 mil) face os nossos esforços, do Vereador Osvaldo Carvalho, do Prefeito Junior Marão, do Deputado Valdemar Costa Neto e de Assessores do DNIT, além do suporte técnico do Secretário Municipal Jorge Seba e sua equipe.
Relativamente aos projetos de engenharia, recebemos do DNIT, em resposta á nossa cobrança, o ofício nº 828, de 21/12/2011, em que o Dr. Mário Dirani, Diretor de Infraestrutura Ferroviária, confirma a ultimação da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico Econômica e Ambiental, bem como do Projeto Básico e Executivo, afirmando que o assunto é prioritário.
Em apoio à causa e a sua agiliza-ção, destacando-se as ações praticadas pelo Prefeito Junior Marão e Vereador Osvaldo Carvalho, registramos também a solicitação expressa formulada pelo Vereador Emerson do Conselho Tutelar, e solicitações informais apresentadas pelos Vereadores Serginho da Farmácia e Eliezer Casali, assim como de quase todos os ilustres Vereadores da Câmara Municipal de Votuporanga, irmanados numa causa que atende os reclamos de milhares de cidadãos e cidadãs que enfrentam dificuldades na travessia da linha férrea nos pontos já mencionados.
Concluída a fase dos projetos, ingressaremos naquela que contempla a viabilização de recursos expressivos para a construção dos viadutos, em que, juntos e parceiros, haveremos de concretizar os anseios da população votu-poranguense, e proteger os fatos históricos dessa importante conquista.
*João Dado