A ideia do curso, oferecido aos alunos dos 8º e 9º anos, é servir de iniciação ao desenvolvimento de jogos, programação e robótica
Os alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental da escola estadual Esmeralda poderão participar de um curso de robótica (Fotos: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Os alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Profª Esmeralda Sanches da Rocha”, de Votuporanga, terão a oportunidade de participar do curso “<teams> @{code clube}> Computação, Games, Programação e Robótica para adolescentes: o primeiro passo para a era digital”, oferecido em parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo).
O curso será coordenado pela professora Luciene Cavalcanti Rodrigues, do IFSP, com apoio do dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Netto, e acompanhamento da diretora da escola, Alessandra Renata Zanini.
Programação
Conforme divulgado pela escola, pesquisas revelam que, ao programar, as crianças aprendem a solucionar problemas, comunicar suas ideias e estruturar projetos. Ainda segundo a escola, essas habilidades serão úteis não apenas para aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação, mas para qualquer pessoa, independentemente da idade, experiência, interesse ou profissão escolhida.
“[O projeto] tem como objetivo geral realizar a iniciação de jovens dos últimos anos do Ensino Fundamental – oitavo e nono anos - ao desenvolvimento de jogos digitais, programação e robótica, favorecendo assim o desenvolvimento de raciocínio lógico, aprendizagem baseada em projetos, a criatividade e a igualdade de oportunidades”, divulgou a escola.
Entre os assuntos que serão explorados durante o curso estão: computação desplugada e iniciação à Ciência da Computação; programação de jogos com Scratch; introdução à eletrônica com Tinkercad; programação com Arduino e seus componentes (Linguagem C); prototipação com Arduino, Raspberry Pi e Lego; preparação para a participação em olimpíadas de informática e robótica; desenvolvimento de projetos autônomos; introdução a ferramentas de gerenciamento de projetos; construção de blog; participação e organização de eventos (feiras de tecnologia e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia); e escrita e apresentação de trabalhos em eventos, como Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e Conict (Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia).
Para a diretora da escola, esse projeto é a realização de um sonho. “Somos uma escola de ensino integral, onde tudo se inicia com o projeto de vida de cada um, não apenas dos estudantes, mas dos profissionais da Educação também. E no topo da minha escada dos sonhos, estava esse projeto. Temos que estar sempre em busca de parcerias para possibilitar avanços e inovações. A comunidade local tem se apoiado muito nas ações da escola e essas parcerias fortalecem a formação integral dos estudantes e, consequentemente, dos seus familiares, protagonizando uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a diretora da escola, em entrevista ao jornal
A Cidade.