Nova proposta é de que a comunidade faça parte do projeto composto por alunos da Escola de Artes
A Orquestra Projeto Sinfônico retoma as atividades neste sábado (21/3), com uma novidade. Neste ano, a iniciativa tem um novo formato: a comunidade pode participar do grupo musical. Atualmente, a Orquestra é formada por alunos da Escola de Artes e integrantes da Corporação Musical Zequinha de Abreu.
O maestro Mazinho Sartori, que rege o grupo, explicou que a ideia é que a música atinja a todos. “Estaremos com dois níveis de trabalho: um mais avançado, mas estamos abrindo espaço para iniciantes e para intermediários, em ensaios durante a semana, às quartas-feiras. Para estes novatos, estaremos com um repertório mais leve, que exige menos técnica”, disse.
Os ensaios acontecem todo sábado, das 9 às 12h e neste sábado, dia 21, acontecem as avaliações a partir das 14h. Interessados devem agendar teste de aptidão pelo telefone 3422-4288 ou, diretamente na Escola Municipal de Artes, à Rua São Paulo, 3546.
Podem se inscrever instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, e percussão sinfônica. Atualmente, a Orquestra possui 30 músicos.
A partir do núcleo de instrumentos de cordas do Projeto Música na Escola, nasceu em 2014 na Escola Municipal de Artes a Orquestra Projeto Sinfônico, sob a orientação e regência de Mazinho Sartori.
“A finalidade, até então, era a de proporcionar aos alunos, a complementação dos estudos didático-teóricos, mediante a prática de conjunto. Agora com caráter sociocultural, a proposta, além de manter a finalidade inicial, visa lançar as bases para a futura estruturação de uma orquestra sinfônica em nosso município”, enfatizou a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
A orquestra já se apresentou em novembro de 2014 durante a programação da Semana da Música, de forma ampliada, agregando instrumentos de sopros e percussão sinfônica. Na ocasião, foram executadas importantes obras do repertório tradicional de orquestras.