Arnaldo Vieira é diretor do Procon em Rio Preto (Foto: Divulgação)
Segundo Vieira, o Procon vai reforçar ações orientativas tanto para consumidores, quanto para fornecedores. "O objetivo é conscientizar ambas as partes sobre o cumprimento dos direitos e deveres do consumidor e penalidades aplicadas ao fornecedor em caso de descumprimento", afirma.
Setores e número de reclamações
Assuntos Financeiros (Contratos, Bancos, Financeiras)
1° semestre de 2018: 1.183
1° semestre de 2019: 1.443
Serviços Essenciais (Telefonia celular e fixa, água e energia)
1° semestre de 2018: 1.095
1° semestre de 2019: 1.125
Serviços Privados (Cursos, oficinas, mercados, prestador de serviços)
1° semestre de 2018: 614
1° semestre de 2019: 852
Produtos (Acessórios, móveis, carros, roupas e calçados)
1° semestre de 2018: 827
1° semestre de 2019: 748
Saúde (Convênios, hospitais, medicamentos, seguros)
1° semestre de 2018: 62
1° semestre de 2019: 90