Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do estado de São Paulo foi desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz
Da região, ainda aparecem na lista Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol e Olímpia (Foto: Reprodução/Diário da Região)
Aline Ruiz
Votuporanga teve uma melhora significativa no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV). O levantamento, feito pelo Instituto Sou da Paz, entidade que combate a violência urbana, leva em conta o número de crimes letais, sexuais e contra o patrimônio realizados nas cidades.
Das 138 cidades do Estado analisadas, todas com mais de 50 mil habitantes, Votuporanga ocupa a 18ª posição no ranking. O índice foi de 21,6 em 2016, descendo para 13,3 no ano seguinte. Número não tão longe da líder do ranking, São José do Rio Pardo, que apresenta a menor vulnerabilidade, com 8,3. Da região, ainda aparecem na lista São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol e Olímpia. (veja a classificação ao lado)
O diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, afirma que objetivo da pesquisa é apontar para a Secretaria de Segurança Pública e para os prefeitos dos municípios pesquisados, o diagnóstico da violência e cobrar ações para melhorar a sensação de segurança da população.
“Diferente do que mostram as estatísticas do governo, divulgadas mensalmente, tem aumentado a sensação de insegurança das pessoas e é preciso fazer investimentos a longo prazo, ou seja, por no mínimo quatro anos. Mas isso dificilmente os políticos fazem, porque os frutos vão para o próximo gestor”, comentou o diretor.
Em Votuporanga, a maioria dos crimes está ligado ao tráfico de drogas.