Moradora fez fotos e denunciou o perigo de fios soltos pendurados em postes na rua Marcelino Pires Bueno, zona Norte da cidade
Moradores alertam para o perigo de fios de energia soltos (Foto: Colaboração)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Mesmo com uma lei municipal que pune empresas que deixam fios de internet ou energia pendurados pela cidade, o problema e o perigo que situações como essa provocam continuam a ser registrados pelos quatro cantos de Votuporanga. Nesta semana, moradores da zona Norte entraram em contato com a
Cidade FM para fazer um alerta para o problema na rua Marcelino Pires Bueno.
Quem fez a denúncia foi a moradora Gabriela Sabatine. Segundo ela, vários fios estão arrebentados e pendurados nos postes, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres que passam por ali. Um dos exemplos está na altura do numeral 2.565, onde ela inclusive registrou o problema com fotografias.
“Não sabemos para quem denunciar. Os fios estão todos baixos e as crianças passam na rua e colocam a mão, então ficamos com medo de algum deles levar um choque ou coisa assim. E não é um ou outro, são vários fios, todos frouxos e caindo”, alertou a moradora.
Lei
Desde janeiro deste ano está em vigor uma Lei Municipal, de autoria do vereador Serginho da Farmácia (PSDB), que busca justamente evitar este tipo de situação. Ela obriga as empresas de energia elétrica, telefonia e internet a ordenar o posicionamento e alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados em seus postes.
Também em janeiro foi realizada uma reunião com representantes das empresas concedendo um prazo de 15 dias para que elas se adequassem a legislação. Como o prazo já passou, o flagrante de cenas como essa pode gerar uma multa de até 1.000 Unidades Fiscais do Município, o que equivale a mais de R$ 4 mil.
De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, o canal para denúncias é a Ouvidoria Municipal, por meio do WhatsApp 3405-9700.