Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2023/11/policia-civil-de-votuporanga-participa-de-operacao-interestadual-contra-crimes-ciberneticos-n77853 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Polícia Civil de Votuporanga participa de operação interestadual contra crimes cibernéticos
A chamada “Cyberconnect” aconteceu ontem e envolve mais de 660 policiais civis para cumprir os mandados de busca e apreensão
A Delegacia Seccional de Votuporanga, por meio do de Deinter-5 (Departamento de Polícia Judiciária), participa da Operação “Cyberconnect” contra crimes cibernéticos como organizações criminosas, estelionatos, extorsões, furtos e mediante fraude. A ação envolve mais de 660 policiais civis em âmbito interestadual.
De acordo com o divulgado pela polícia, estão envolvidas também as delegacias de Fernandópolis, Catanduva, Novo Horizonte, Jales, Rio Preto e o Deic 5 (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
A operação aconteceu ontem e cumpriu 167 mandados de busca e apreensão para esclarecer mais de 3 mil crimes cibernéticos que foram realizados. As ocorrências aconteceram nas cidades de São Paulo, Grande São Paulo, também no litoral e interior e, ainda, Curitiba, Cuiabá, Palmas dentre outras.
O objetivo é promover ações de inteligência policial, investigação criminal e recuperação de ativos a partir da análise qualificada dos dados sobre crimes eletrônicos na região de São José do Rio Preto, mas que se conectam com ilícitos de todos os Estados da federação, a fim de apresentar a sociedade e aos demais atores do sistema de justiça criminal, respostas consentâneas com esse novo fenômeno criminal que atinge o país - a criminalidade cibernética e seus impactos financeiros e econômicos.
Ainda de acordo com o divulgado, as 3 mil vítimas identificadas foram alvo de dezenas de organizações criminosas.
“Eles à distância retiram o patrimônio, projeto de vida e, por consequência, a dignidade de pessoas que, submetidas a processo de engenharia social acabam entregando toda a economia, levando famílias e empresas à falência. No entanto, o modelo de enfrentamento partilhado, não dialogado dificultou, até o presente momento, a repressão qualificada e com atuação coletiva e difusa, o que pode provocar impunidade”, esclarece a polícia por meio de nota.
As vítimas relacionadas aos cerca de 50 inquéritos policiais residem na região de Votuporanga, como elas, centenas de outras vítimas estão espalhadas por todo o Brasil e, com a operação e conexão das provas, essas evidências poderão ser esclarecidas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2023/11/policia-civil-de-votuporanga-participa-de-operacao-interestadual-contra-crimes-ciberneticos-n77853
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco