Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2024/07/detran-sp-autua-28-motoristas-durante-operacao-direcao-segura-integrada-em-rio-preto-n81150 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Detran-SP autua 28 motoristas durante Operação Direção Segura Integrada em Rio Preto
A iniciativa contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica na região
A Operação Direção Segura Integrada do Detran autuou 28 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro em São José do Rio Preto. A operação, realizada na avenida Arthur Nonato, fiscalizou um total de 600 veículos. A iniciativa contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e teve como objetivo reduzir e prevenir acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool ao volante.
De acordo com o Detran-SP, tanto dirigir sob efeito de álcool – com índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades para ambas as infrações incluem uma multa de R$ 2.934,70 e a suspensão da carteira de habilitação.
Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa é dobrada para R$ 5.869,40. Se o motorista for pego dirigindo novamente sob efeito de álcool durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, ele poderá ter a habilitação cassada e será necessário reiniciar todo o processo de habilitação após um período de 24 meses.
Casos de embriaguez ao volante, quando o teste do etilômetro registra a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, são tratados como crimes de trânsito. Motoristas flagrados nessa situação são levados ao distrito policial e, se condenados, podem enfrentar uma pena de seis meses a três anos de prisão, além da multa e suspensão da CNH, conforme a Lei Seca, conhecida como "tolerância zero".
Na última semana, a ODSI foi realizada em 13 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Araçatuba, Assis, Avaré, Barueri, Batatais, Monte Mor, Ourinhos, Pindamonhangaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo (Zona Leste), Votorantim e Votuporanga. No total, 7.992 veículos foram fiscalizados, resultando em 327 autuações por alcoolemia, das quais 315 foram recusas ao teste do bafômetro, nove por direção sob influência de álcool e três por crime de trânsito.
No primeiro semestre deste ano, o número de veículos fiscalizados subiu 99,3%, com 201.298 abordagens, em comparação com 100.959 no mesmo período do ano passado. Em 2024, o Detran-SP realizou 278 operações, frente a 211 no ano anterior, registrando um aumento de 35,4% nas autuações por alcoolemia. O Detran-SP se dedica a prevenir acidentes e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso. O órgão está comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, com foco em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. Atualmente, o Detran-SP está implementando a transformação digital para melhorar o acesso aos serviços públicos, com 93% dos atendimentos sendo realizados de forma digital nas unidades integradas ao Poupatempo.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Detran-SP é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados no estado. Mensalmente, o departamento emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs), totalizando mais de 136 mil documentos emitidos por dia.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2024/07/detran-sp-autua-28-motoristas-durante-operacao-direcao-segura-integrada-em-rio-preto-n81150
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco