Sargento Jonascir de Souza Gomes destaca o papel da população em denunciar crimes
Da Redação
Valentim Gentil registrou de forma considerada um baixo número de furtos nos últimos três meses de 2010. Em maio, a Polícia Militar divulgou o registro de 13 furtos no município. Em junho, foram apenas três ocorrências do gênero. Já em julho houve uma queda para dois registros, um deles considerado “flagrante”.
De acordo com o 2º Sargento PM/Comandante do 5º Grupamento de Valentim Gentil, Jonascir de Souza Gomes, a queda é resultado de um trabalho eficiente que vem sendo realizado pela Polícia Militar, como a prisão de 2 indivíduos no mês de junho, que praticavam com frequência este tipo de delito no município.
O apoio da Prefeitura tem sido fundamental, pois com a aquisição de três motos, os vigilantes municipais realizam rondas em proteção ao “patrimônio público” e auxiliam o policiamento. “A comunidade também está tendo uma participação muito importante nas informações ao qual mediante a iniciativa foram feitas duas prisões de tráfico de drogas”, destaca o sargento.
A estratégia utilizada pela Polícia Militar foi a de intensificar as ações policiais nos locais e horários mais críticos, levando-se em consideração a análise científica dos índices criminais, o mapeamento do crime e a análise de informações como população residente, população flutuante e peculiaridades locais. Essa estrutura é denominada “policiamento inteligente”.
Além do trabalho já descrito, foram executadas ações pontuais pelas viaturas em locais previamente identificados pelo serviço de inteligência da PM. Com relação aos números de roubos, homicídios dolosos e furtos de veículos, nenhum caso foi registrado no período de maio a julho deste ano. Em caso de suspeita, a polícia orienta que o cidadão ligue para o telefone 190 ou 3485-0190 (PM de Valentim Gentil).