Cada estudante participa do Saresp em sua própria escola, porém, os professores são trocados
A Secretaria estadual da Educação está aplicando ontem e hoje as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2010. O exame é feito por alunos de escolas municipais, públicas e particulares de todo o Estado. Em Valentim Gentil, as provas são aplicadas para alunos da escola estadual Cícero Usberti (7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio) e da escola municipal Vicente Santoro (3º e 5º anos do Ensino Fundamental).
O Saresp tem o objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também são aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.
A assessora municipal de Educação e Cultura, Marly Moraes Yunis, explica que as provas, na escola Vicente Santoro, são realizadas nos dois períodos (manhã e tarde), no horário de início regular das aulas, com tempo de duração de 3 horas.
“Como forma de apoio, a aplicação destas provas está sendo realizada com a presença de seis mães, que representam todos os pais dos alunos de nossa escola”, destaca Marly, que ainda acrescenta: “na oportunidade, também estamos aplicando para os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o Sarem (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar Municipal)”.
Cada estudante participa do Saresp em sua própria escola, porém, os professores são trocados. O teste também é acompanhado por fiscais da Vunesp, responsável pelo exame.
Leia na íntegra a versão online